Processo de ERP


Processo de ERP

O software Enterprise Resource Planning oferece muitos módulos que são totalmente integrados entre si. Os módulos lidam com todas as funções relacionadas a engenharia, vendas, planejamento, materiais, manufatura, finanças, RH, etc. Vários locais podem ser perfeitamente integrados em um único sistema ERP.

Processo de ERP

Processo nada mais é do que um fluxo sistemático de trabalho feito. O gerenciamento de processos é definido como a coleção de atividades correspondentes ao planejamento e observação da eficácia de um determinado processo de negócios. Isso também é verdade para o processo de ERP . A implementação do ERP às vezes exige mudanças culturais na empresa. Normalmente, o processo de ERP tem as seguintes etapas. Planejamento estratégico, avaliação de prontidão, avaliação e seleção de fornecedores, plano de implementação, implementação e avaliação pós-implementação.

  1. O Plano Estratégico é definir a necessidade e fornecer a justificativa para a implementação de sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais. Esta primeira etapa do processo de ERP algumas vezes é a mais difícil e pode levar alguns meses. Toda empresa está fadada a ter processos já automatizados. A falta de coordenação da Tecnologia da Informação às vezes permite que departamentos individuais automatizem seus processos usando recursos internos. Algumas vezes, cada divisão teria automatizado seu processo em uma plataforma com a qual se sinta confortável, resultando em diferentes sistemas em diferentes plataformas que são difíceis de serem integrados em um único sistema para alavancar a automação em toda a empresa. Nesse caso, a melhor forma de integrar diferentes processos é planejar para ERP. Uma vez acordada a necessidade, reuniões formais com todas as partes interessadas podem resultar em um forte caso de negócios para a implementação do ERP.
  2. A segunda etapa do processo de ERP é a avaliação de prontidão . Embora todas as partes interessadas concordem que há necessidade de um sistema de Planejamento de Recursos Empresariais, é necessário estudar se a empresa está pronta para o mesmo. Você tem um departamento de tecnologia da informação forte que pode ser o catalisador para a implementação do seu ERP ?? Você precisa abordar a preparação técnica, como servidores, redes e a mão de obra necessária para gerenciar o mesmo na frente da infraestrutura de TI. Ao mesmo tempo, você precisa avaliar a preparação funcional de sua empresa como especialistas funcionais em cada departamento, seus níveis de habilidade, sua vontade de mudar, etc. Você precisa abordar a mudança de cultura e seu efeito, comunicação e liderança. Uma vez que a organização esteja clara sobre o ERP, suas vantagens e o que se espera do lado do ERP, bem como dos indivíduos que lidam com o ERP, o progresso da implementação do ERP será tranquilo.
  3. Avaliação e seleção de fornecedoresé a terceira etapa do processo de ERP. Você precisa documentar suas práticas de negócios e permitir que os fornecedores de ERP ofereçam suas soluções. No entanto, você precisa entender como seus processos existentes podem ser afetados pela nova solução de ERP. Basicamente, você precisa mapear seus processos e mapeá-los para os vários processos dos diferentes pacotes de ERP disponíveis. O primeiro passo é identificar o software ERP apropriado para sua aplicação. Muitas vezes, algumas empresas de implementação de ERP oferecem um serviço melhor na implementação de um software de ERP específico. Identificar o parceiro de implementação do ERP. Dispositivo um processo de triagem que pode incluir uma solicitação de informações, verificações de referência, demonstrações, solicitação de proposta e apresentações. Obtenha ajuda de um consultor externo, se necessário, para identificar o pacote ERP e o parceiro de implementação.
  4. A quarta etapa do processo de ERP, planejar a implementação , é criar um plano abrangente para implementar o sistema Enterprise Resource Planning. Crie um documento de escopo que especifique o propósito, escopo, orçamentos, cronogramas e responsabilidades. Estabeleça o processo de comunicação e facilite o rastreamento de problemas e a facilidade de escalar questões não resolvidas para autoridades superiores.
  5. A parte mais estressante e demorada do processo de ERP é a fase de Implementação do ERP. Você é obrigado a trabalhar com um plano, agendar, rastrear e controlar tarefas e problemas e também manter registros. Muitas vezes, você pode gostar que um processo seja configurado da maneira que deseja e o parceiro de implementação diz que isso pode ser feito de maneira diferente. Você precisa dar uma olhada crítica nas opções disponíveis naquele momento e decidir de acordo. Se você possui algum outro sistema informatizado que alimenta o ERP e recebe dados do ERP, é preciso ter cuidado redobrado. É relatado que mesmo o melhor software de ERP pode satisfazer até 75-80% de sua necessidade. Saldo 20-25% deve ser tratado com muito cuidado por você, onde você precisa personalizar o software ERP ou contornar o sistema. Testar cada processo e treinar os usuários finais para usar cada processo conforme configurado no software também são parte integrante desta fase.
  6. A etapa final do processo de ERP é a avaliação pós-implementação . Aqui, você olha para trás em seu objetivo e quanto você conseguiu. Na verdade, este não é o passo final. Este é o primeiro passo para ajustar seu processo de ERP. Você recebe o feedback e estuda a análise GAP, para que os recursos/processos 'ausentes' sejam abordados para trazer mais produtividade.

Pode-se implementar sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais de duas maneiras diferentes, em fases ou abordagem 'big-bang'. Em uma abordagem de maneira faseada, você distribui o ERP em um departamento e continua executando seu sistema atual em paralelo. Assim que o processo de ERP estiver tranquilo, migre do processo existente para o ERP e, em seguida, dirija-se a outro departamento. Na abordagem big-bang, uma equipe separada trabalha no processo de ERP, sem perturbar o processo atual. O ERP é configurado e implementado de uma só vez. Ambas as abordagens têm suas vantagens e desvantagens. Você é o usuário e ninguém sabe melhor do que você o que é necessário para sua organização. Portanto, você precisa se envolver mais e garantir que sua implementação de ERP seja um sucesso .


Did you find this article useful?